Partido pró-resgate lidera eleições na Grécia, mostra pesquisa
O partido conservador Nova Democracia lidera as intenções de voto para as eleições parlamentares da Grécia, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira. A agremiação é favorável ao resgate financeiro da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional), que entregou ao país € 130 bilhões em fevereiro.
Segundo o levantamento, os conservadores têm 23,4% dos votos. O segundo colocado é a aliança de esquerda Syriza, contrária ao acordo, com 22,1%, seguido pelo socialista Pasok, com 13,5%. Os socialistas eram a principal força da aliança que governava o país até o último dia 6, quando o governo foi dissolvido.
Seguem, com representação no Parlamento, os partidos Gregos Independentes (7,4%), comunista (5,9%) Esquerda Democrática (5,1%) e o neonazista Aurora Dourada (4,2%).
O estudo, do instituto GPO, revela ainda que 80,9% dos gregos querem que o país continue na zona do euro, mas 77,8% afirmam que o próximo governo deveria renegociar o resgate financeiro com os credores europeus, a fim de diminuir os efeitos das políticas de austeridade na população.
RESGATE
O partido vencedor ganhará uma bonificação de 50 cadeiras no Parlamento de 200 representantes, o que pode ser decisivo para a formação de um novo governo e a definição sobre o acordo com o bloco europeu.
Na semana passada, a União Europeia criou um plano de contingência caso a Grécia saia da zona do euro. No entanto, o bloco considerou que a coalizão política eleita em 17 de junho deverá continuar com as medidas de austeridade e outros cortes de Orçamento, pois consideram a única forma de garantir um futuro próspero para a zona do euro.
A Grécia recebeu em fevereiro um resgate financeiro de € 130 bilhões dos parceiros do euro e do FMI, mas concordou com a implantação de medidas de austeridade para receber o empréstimo. Com o dinheiro, Atenas pôde recuperar o sistema financeiro e garantir a troca dos títulos da dívida pública, evitando a moratória.
Comentários