Grupo de sem-teto desocupa Câmara Municipal de Belo Horizonte
O grupo de cerca de 50 sem-teto que ocupou o plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta terça-feira (29) deixou o local por volta das 22h, segundo informações da segurança da casa. A decisão de ocupar o local, após participarem de audiência pública no Legislativo municipal, foi em protesto pelo fato de apenas dois dos 41 vereadores -Adriano Ventura (PT) e Hugo Thomé (PMN)-- participarem da reunião para discutir o problema dos sem-teto e também porque os representantes da prefeitura não compareceram à reunião.
Os manifestantes fazem parte da ocupação Eliana Silva e foram despejados no último dia 11 do terreno em que estavam vivendo em barracas no Barreiro, região oeste de BH. Eles permaneceram por três semanas na área, que a prefeitura disse ser de preservação do município. A Justiça atendeu ao pedido de desocupação, cujo mandado foi cumprido pela Polícia Militar, que usou 400 policiais e cães.
"Faz 20 dias que as famílias foram despejadas e a prefeitura lava as mãos como se isso fosse uma questão muito simples. São 350 famílias vivendo de favor na casa de parentes e de pessoas da rede da cidadania. Queremos o diálogo", disse Natália Alves, do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas). O MLB reivindica uma "política de habitação na cidade de Belo Horizonte".
Comentários