Foto de filhote de Nego D"agua, lenda no estado, assusta ribeirinhos
Construtores que estão trabalhando na obra da hidreeletrica no rio Caiapó-GO postaram uma foto na internet do que seria um filhote morto do Nego D’água, uma lenda contada por pescadores da região. O suposto filho teria morrido durante as explosões de uma pedreira no rio para instalação da hidrelétrica. A foto começou a circular na rede social e virou uma grande polêmica em Aeronópolis, a 230 km de Barra do Garças. Se seria verdade ou simplesmente uma montagem.
Diante da repercussão, na tarde de quarta-feira (30), o biólogo Elias Centofante, responsável pela PCH Santo Antônio do Caiapó, esclareceu que a foto não passa de um truque de photoshop e foi montada pelos próprios funcionários da obra como brincadeira e que aquilo espantou algums moradores ribeirinhos. A montagem foi realizada durante a folga dos funcionários ouvindo as histórias dos pescadores.
Diz a lenda que o Nego D’Água seria um homem que mora no fundo do rio que corta linha dos pescadores e tira o anzol da boca dos peixes. Alguns ribeirinhos para se ver livre do Nego D"agua, levavam garrafas de pinga para jogar dentro do rio para que pudessem pescar sem incomodo.
O biólogo tranqüilizou as pessoas de que tudo não passou de uma brincadeira.
Além do Nego D"agua, o folclore da região conta que no rio Araguaia tem a Buina, uma cobra de chifres com doze metros de comprimento. Em 1997, um pescador conta que teve o barco virado e o amigo engolido por uma Buina. Na época, muita gente ficou com medo de entrar no rio por vários dias.
O recurso de contar essas histórias mirabolantes, diz alguns pescadores, era o meio que os pais achavam para segurar os filhos em casa para que eles não aventurassem nos rios. E pelo jeito funcionou porque até hoje o povo lembra destas histórias.
As histórias de Nego D’água e Buina se assemelham as lendas de Saci Pererê e Mula Sem Cabeça.
Comentários