O fumacê contra a dengue começa a ser aplicado nos bairros de Cuiabá nesta segunda-feira (4). A utilização do produto foi aprovada na capital depois que a cidade obteve um aumento considerável no número de notificações da doença. De janeiro a maio deste ano, Cuiabá teve um total de 8.365 casos confirmados de dengue, um aumento de 8 mil casos em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os carros que aplicam o fumacê devem percorrer 19 bairros da capital. Entre os principais locais, estão os bairros Pedra 90, Tijucal, Bela Marina, Praeirinho, Dom Aquino, Ribeirão do Lipa, Lixeira e São Matheus, que possuem altos índices de infestação predial.
Conforme a assessoria de imprensa da SMS, os trabalhos com o fumacê devem continuar na capital até o dia 8 de julho. O carro do fumacê deve passar em cada um dos bairros por pelo menos três vezes das 18h às 22h.
A recomendação aos moradores dos locais por onde o carro do fumacê vai passar é que deixem portas e janelas abertas enquanto o veículo estiver passando, pois o mosquito geralmente se esconde atrás de móveis e eletrodomésticos.
Números
O último balanço com as notificações de casos de dengue foi divulgada na última quinta-feira (31) pela Secretaria de Estado de Saúde. Nos cinco primeiros meses do ano, 25.443 pessoas contraíram a doença em Mato Grosso.
O município de Várzea Grande, que fica na região metropolitana de Cuiabá, tem 1.885 casos registrados. Em Sinop, a notificação é de 2.882 casos e Rondonópolis tem 600 casos confirmados da doença. Ainda conforme a secretaria, Cuiabá teve 4 mortes confirmadas pela doença. Sinop tem duas mortes por dengue e uma pessoa morreu na cidade de Aripuanã com a doença.
Comentários