Cartilha da Copevid é lançada em Cáceres
Cerca de 500 pessoas participaram nesta sexta-feira (01.06), em Cáceres, do lançamento da cartilha "O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: Uma construção coletiva” da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid). O lançamento ocorreu durante o "Encontro de Sensibilização de Educadores Municipais na Questão de Gênero”, coordenado pelo juiz da violência doméstica de Cáceres, Geraldo Fernandes Fidélis Neto.
Durante o evento, a coordenadora da Copevid e das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, proferiu palestra sobre a forma de abordagem e enfrentamento dos casos de violência contra a mulher. O objetivo da palestra foi sensibilizar os educadores para que colaborem no enfrentamento da violência contra a mulher e no combate ao machismo nas escolas.
“É muito gratificante ver a cartilha sendo lançada no interior, e por iniciativa de um membro do Poder Judiciário, revelando a preocupação do município com a garantia dos direitos humanos das mulheres, que evidentemente se inicia com a educação, já que a violência doméstica envolve questões culturais que devem ser revistas, daí a importância da cartilha ser lançada justamente em um evento destinado aos educadores, formadores de opinião, que certamente multiplicarão os conhecimentos adquiridos”, destacou a coordenadora da Copevid.
A cartilha, “O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: Uma construção coletiva”, foi lançada no dia Internacional da Mulher, 08 de março, em Cuiabá, no Distrito Federal e em diversos outros estados, como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro,Goiás e outros.
ASPECTOS TÉCNICOS: Durante o "Encontro de Sensibilização de Educadores Municipais na Questão de Gênero", realizado em Cáceres, também proferiram palestras a a juíza de direito da Violência Doméstica de Cuiabá e presidente do Fórum Nacional dos Juízes da Violência Doméstica , Ana Cristina Silva Mendes; e a Superintendente Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Emilia Brasil Sotero.
Segundo o magistrado Geraldo Fidélis, o evento superou as expectativas em relação ao número de participantes. “Além da participação maciça dos educadores, a plateia permaneceu todo o tempo muito atenta, demonstrando imensa satisfação com a qualidade das palestrantes , razão pela qual estaremos planejando um novo evento deste tipo para o próximo mês de agosto”, disse.
Comentários