Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 06 de Junho de 2012 às 00:31

    Imprimir


Reduzir a mortalidade infantil e materna na população indígena em aldeias do Mato Grosso é o objetivo do Comitê de Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e Segurança Alimentar do Povos Indígenas. O decreto que cria a medida foi assinado, nesta terça-feira (05), pela presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia comemorativa do Dia do Meio Ambiente. Na prática, serão ampliadas as ações de saúde indígena, com foco na atenção básica.

Público-alvo são crianças de até 6 anos e mulheres de 10 a 49 anos. Sob a coordenação da Casa Civil, o plano prevê a integração de esforços e ações com diversos órgãos, como Ministério da Justiça/Funai, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para distribuição de cestas de alimentação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Defesa (Exército e Aeronáutica), que garantirá transporte aéreo, terrestre, fluvial, segurança, alojamento e alimentação para as equipes de saúde.

"O decreto dá relevância à questão da saúde e a questão da segurança alimentar. O que nos move a fazer isso é a certeza que nós precisamos dar um tratamento especial à questão da saúde indígena.", afirmou a presidente. O plano começou, neste sábado, pelos DSEIs Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá, ambos localizados no estado do Acre. No DSEI Xavante, o plano será iniciado em julho, enquanto no DSEI Kaiapó de Mato Grosso, o plano terá início em agosto. A ação será repetida nos meses subsequentes.

Profissionais contratados pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) para os DSEI realizarão consultas, procedimentos odontológicos; avaliação nutricional; exames de pré-natal; visitas domiciliares; busca ativa de casos de tuberculose e malária; controle do crescimento e desenvolvimento; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e atualização do cartão vacinal.

A intenção do governo é regularizar e ampliar as ações de atenção à saúde nas aldeias; garantir medicamentos e insumos para as ações de atenção à saúde; aprimorar o sistema de informação em saúde com ênfase no cadastro da população e no monitoramento das ações implementadas; capacitar as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena com ênfase nas ações de redução da mortalidade infantil, na infância e materna; melhorar a estrutura das unidades de saúde e de saneamento e articular a organização das ações complementares da atenção básica e das referências para média e alta complexidade. (Ascom) W.S






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/38026/visualizar/