Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quarta - 06 de Junho de 2012 às 10:29
Por: Bianca C. Zancanaro

    Imprimir


A confirmação da implantação da Faculdade de Medicina no campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop é um marco histórico para o município e a instituição de ensino. O pró-reitor do campus sinopense, Marco Antonio Araújo Pinto, disse ao Só Notícias, que o curso vai proporcionar melhor qualidade de vida dos moradores da região pois vão chegar ao município novos profissionais qualificados na área da medicina. "Com os novos profissionais vai melhorar a rede hospitalar e a economia do município pois haverá investimento com obras, laboratórios e profissionais", disse. Ainda não foi anunciando o montante de recursos necessários para viabilizar a estrutura.

A UFMT começa a se preparar a partir de agora para atender todas as exigências para o curso ser dado, como por exemplo laboratórios, biblioteca, corpo docente. A expectativa é que o 1º vestibular ocorra no início de 2014. Conforme Só Notícias informou em primeira mão, a confirmação do Ministério da Educação e Cultura é de 60 vagas.

O ex-presidente da Associação Médica e ex-senador Jorge Yanai, avaliou que o curso de medicina "vem consolidar o município como cidade polo no ensino superior", disse. Yanai, que é médico, considera também que a faculdade vai melhorar a saúde da região pois formará médicos que se identificam com a região e que vão prestar serviço no município. "Mesmo que saiam para fazerem especializações ou cursos nos grandes centros vão voltar para prestar serviços em Sinop e com isso ganha a cidade e a população", previu.

O deputado federal Nilson Leitão, que esteve na linha de frente para viabilizar o curso, destacou que a instalação da faculdade "é fruto de uma luta intensa que foi iniciada ano passado quando fizemos audiência pública, mobilizando apoio das entidades estudantis, da UFMT e de vários segmentos da sociedade, apoiando nossa luta para Sinop ter este que é um dos cursos mais procurados no país e que poucas cidades têm. Sinop da um salto gigantesco no ensino superior e passa a ser referência nacional também no setor de medicina", disse o parlamentar, que esteve articulando no MEC a instalação do curso para Sinop. Ele regisrou o empenho da reitora Maria Lucia Neder, da pró-reitoria de Sinop e docentes. "É uma conquista de todo o Norte de Mato Grosso", emendou. Leitão (PSDB) parabenizou o governador Silval Barbosa (PMDB) pelo empenho em viabilizar o curso de Medicina para Rondonópolis. "A região Sul de Mato Grosso também vai ser fortalecida", destacou.

Para Rondonópolis, serão 60 vagas

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/37990/visualizar/