Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 06 de Junho de 2012 às 11:37

    Imprimir


O investimento em energia contribuiu para o avanço da economia em Mato Grosso atraindo indústrias e comércio em todo o estado. Este é o foco da terceira reportagem da série Ecorede, exibida esta semana no telejornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, sobre produção de energia com menor impacto ao meio ambiente. A reportagem mostra que a segurança energética atraiu empresas para o estado e proporcionou a geração de empregos, mas o custo da energia ainda pesa no bolso do empresário. Uma das saídas encontradas foi investir na produção própria de energia.

Há 12 anos, Mato Grosso tinha 6.887 indústrias e pouco mais de 56 mil comércios atendidos pela rede de energia, de acordo com dados da concessionária do estado. Empresas queriam se instalar na região, mas a falta de energia era uma barreira. Com o investimento no setor energético, em geração e em distribuição, os números mudaram. Em 2011, o número de consumidores da indústria aumentou 158%, passando para 17.891. No comércio, o aumento foi de 33%, com 82.731 unidades.

Agora, o foco dos novos investimentos está na bacia do Rio Teles Pires. O plano é construir cinco usinas nos próximos anos, que vão somar 3.500 MW de potência instalada. É suficiente para abastecer 9 milhões de pessoas, o equivalente a três vezes a população de Mato Grosso.

A quarta reportagem da série vai mostrar como os produtores rurais têm investido na geração própria de energia pelo reaproveitamento dos resíduos da lavoura e da pecuária.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/37979/visualizar/