Samu Sinop deve entrar em funcionamento dentro de 60 dias, avalia prefeito
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve começar a operar, no máximo, dentro de 60 dias. Esta é a perspectiva do prefeito Juarez Costa (PMDB), revelada em entrevista ao Só Notícias. Ele ressaltou que o serviço é de total responsabilidade do governo do Estado, desde a implantação até a operacionalização. Serão duas ambulâncias, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vão atender, além de Sinop, vários municípios da região Norte. Será atendimento regional.
Segundo ele, a Secretaria Estadual de Saúde está apenas aguardando um posicionamento financeiro por parte do Ministério da Saúde. "O que está faltando é recurso. A manutenção de cada Samu custa em torno de R$ 112 mil por mês, pois tem médico, enfermeiro, ou seja, uma grande estrutura. Está sendo montado uma estrutura em nível de Estado para viabilizar este projeto e colocá-lo ele em funcionamento. Primeiro se preocuparam em comprar as viaturas. Agora estão pensando em como irá funcionar. É uma UTI e, como tal, precisa de estrutura", ressaltou o gestor.
À Prefeitura de Sinop cabe, neste momento, apenas guardar as duas viaturas. Quando o projeto estiver em funcionamento, Juarez disse que o município também entrará com uma contrapartida financeira para manter o projeto. No entanto, ele não sabe dizer o valor, já que o projeto ainda está sendo elaborado e nada foi repassado para a administração.
Para o prefeito, o funcionamento do Samu auxiliará no atendimento médico em Sinop e região. "Sorriso também terá e deve abranger de Nova Mutum até lá. Já Sinop deve ficar com a região até Itaúba, passando por Cláudia, Santa Carmem".
Ele acredita que será o reforço de um conjunto após a implantação do serviço, juntamente com a abertura de novos postos de saúde, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também com o funcionamento do hospital municipal.
Conforme Só Notícias já informou, o secretário de Saúde de Sorriso, Ednilson Oliveira, acredita que o Samu deve entrar em funcionamento em agosto deste ano. Assim como Sinop, lá também serão duas unidades para atender a demanda da região.
O serviço será administrado pelo governo do Estado. Os veículos já estão em Sorriso, desde o começo do ano, estacionadas no pátio da prefeitura aguardando o início dos trabalhos. "É de responsabilidade do Estado disponibilizar o ‘tronco" (central telefônica) 192. Por essa razão, o governo achou por bem também assumir a responsabilidade pelas ambulâncias. Dessa forma passa a ser de obrigação do governo do Estado a contratação de médicos e enfermeiros", ressaltou ao Só Notícias, anteriormente.
Comentários