De acordo com dados do nono levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso deve produzir 13,1 milhões de toneladas na safra 11/12 ante a 7,6 milhões de toneladas da temporada anterior. Já a produção do Paraná deverá passar de 12,2 milhões de toneladas para 16,1 milhões de toneladas.
Sobre o incremento da produção mato-grossense, Cleber Noronha, analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), explica que o clima favorável na chamada janela ideal para o plantio é característica que irá favorecer os resultados positivos no campo. A produtividade também vai sofrer alteração e pode se tornar 31% maior frente ao ano passado.
"Aumentamos devido ao clima que favoreceu demais e foi muito bom para a cultura do milho. Tínhamos estimado na produtividade 67 sacas por hectare e aumentamos para 87 sacas por hectare", detalhou o especialista.
Com a maior oferta de produto no mercado, Mato Grosso também aumentou sua participação no cenário nacional. Com uma supersafra já revisada, o estado deve ser responsável por produzir quase 20% do milho total no Brasil (este levando-se em consideração o primeiro e segundo ciclos). A produção brasileira do grão é estimada em 67,7 milhões de toneladas.
Comentários