Confirmada ampliação de 160 unidades de saúde em Mato Grosso
As Unidades Básicas de Saúde são locais onde o cidadão pode receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem, odontologia e outros atendimentos essenciais. Elas resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.
Na última semana, conforme Só Notícias informou, o governo federal confirmou a construção de cinco novas Unidades de Pronto Atendimento no Estado ( Chapada dos Guimarães, Confresa, Juara, Peixoto de Azevedo e São Félix do Araguaia ) e ampliação de outras três (instaladas em Diamantino, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra). Para estas, os investimentos serão de R$ 11,2 milhões. No país, foram selecionadas 136 novas UPAs e ampliação de 56, envolvendo R$ 331,2 milhões.
As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência.
Comentários