Estado de saúde de Mubarak é "muito grave", diz advogado
O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, de 84 anos, está em estado "muito grave" e precisaria ser urgentemente transferido da prisão para um hospital, disse seu advogado nesta segunda-feira.
Farid el-Deeb relatou à Reuters que Mubarak, deposto por uma revolução no ano passado e condenado à prisão perpétua no começo deste mês, tem arritmia cardíaca e que seu estado de saúde se deteriora rapidamente.
Mubarak, que já estava hospitalizado, foi transferido após a condenação para a prisão de Tora, nos arredores do Cairo. Ele foi considerado culpado por conivência na morte de manifestantes durante os protestos de 2011.
As autoridades carcerárias já haviam autorizado que o filho mais velho de Mubarak, Alaa, que aguarda julgamento, ficasse perto do pai na ala hospitalar da prisão. O pedido de transferência para um hospital não foi respondido.
Adversários de Mubarak dizem que pessoas próximas ao ex-presidente exageram a condição dele.
Já o advogado Deeb disse que as autoridades não autorizaram a transferência para um hospital por temerem a reação popular. "Isso é homicídio deliberado. Isso é vingança. Não estou dizendo para soltarem-no, estou dizendo para levarem-no a um hospital onde ele possa ser cuidado."
Comentários