Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 12 de Junho de 2012 às 17:50

    Imprimir


 

Uma grávida de Paim Filho, no Norte do Rio Grande do Sul, está internada há 20 dias no Hospital Santa Terezinha esperando por uma vaga em algum Centro de Terapia Intensiva (CTI) no estado. Desde que chegou, entrou em trabalho de parto três vezes e os médicos precisaram usar medicamentos para impedir o nascimento dos bebês,  gêmeos e prematuros. No local não há estrutura para fazer o parto, considerado de alto risco.

"As horas não passam, os dias não passam. Eles estão correndo risco. Muito risco. Eu não quero perder meus filhos. Quem é mãe sabe, a gente aprende a amar sem a gente ver", disse a paciente Angélica Urbano dos Santos.

A Justiça determinou a internação imediata da gestante em um hospital que tenha duas vagas na CTI neonatal para receber os bebês. A decisão foi no dia 6 de junho, mas até agora a resposta é de que não há vagas. De acordo com a equipe médica, o parto não pode mais ser adiado. Ela precisa ser transferida com urgência para outro hospital.

"O risco que nós temos não é com a mãe, mas com os bebês. O nascimento com prematuridade de 33, 32 semanas é um risco. Sem condições aqui no hospital, sem respirador, os bebês podem vir a óbito. Pode acontecer", lamenta o médico Orlando Alberto Caus.

A angustia de Angélica é dividida por toda a família. A mãe e a sobrinha fazem companhia no hospital. O pedido é um só: "Alguém que possa ajudar minha filha pra eu ver meus netos vivos, com saúde para ela poder criar eles", deseja a mãe de Angélica, Josefina de Jesus Matos.

Enquanto aguarda uma vaga para ser transferida, a paciente continuará internada no Hospital Santa Terezinha, sem saber quando os filhos irão nascer. "Eu queria ver meus filhos. E que os bebês tenham saúde", pede a futura mãe.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que monitora o estado de saúde de Angélica diariamente e que está em busca dos leitos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/37533/visualizar/