Rio+20 começa hoje e MT entra no debate sobre sustentabilidade
Começa nesta quarta (13) a Conferência das Nações Unidas Rio + 20, no Rio de Janeiro, tido como o maior evento mundial de debate sobre o crescimento sustentável. Após os debates, que se estendem até o próximo dia 22, serão estabelecidos objetivos a serem cumpridos pelos países. Os temas principais serão a economia verde e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Como Mato Grosso integra a chamada região Amazônica e deve ser destaque nos debates, principalmente no que se refere a preservação do meio ambiente. Na próxima segunda (18), por exemplo, acontece o Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios. Serão apresentadas propostas e recomendações relacionadas ao desenvolvimento sustentável dos principais biomas brasileiros, bem como o Pacto Nacional pela Gestão das Águas, visando à construção de compromissos entre os entes federados para a promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos.
Caberá ao secretário estadual de Meio Ambiente Vicente Falcão apresentar os principais pontos reunidos no Pacto da Amazônica Legal (a Carta da Amazônia Brasileira. “É o resultado de um inédito e amplo processo de diálogo e debates com os 9 grupos de cada Estado da Amazônia, e assinado pelos governadores em 1 junho”, explicou Falcão.
Comentários