Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 13 de Junho de 2012 às 21:24

    Imprimir


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (13) projeto de lei que cria um sistema nacional de acompanhamento da execução de penas. Enviado pelo Executivo ao Congresso em novembro do ano passado, o projeto tem por objetivo monitorar o cumprimento da pena e dos prazos a fim de evitar que pessoas fiquem presas além do tempo de condenação. O projeto agora vai para análise do Senado Federal.

A proposta prevê um banco de dados com a identificação de todos os condenados, com data da prisão, tipo da pena e tempo de condenação, dias de trabalho ou estudo cumpridos para remissão, atestado de comportamento, faltas cometidas na cadeia e exames de periculosidade, entre outras informações. Os dados possibilitarão calcular qual o tempo exato para libertar o condenado.

O banco será alimentado por diferentes autoridades em cada estado, com dados centralizados pelo governo federal. O projeto prevê ainda que o sistema notifique o juiz, o defensor e o Ministério Público sobre os prazos para progressão da pena ou soltura. O sistema também será usado para pessoas presas preventivamente, com investigações em curso, e para pessoas condenadas em liberdade que cumprem medidas de segurança.

Outro objetivo paralelo do projeto é contribuir para amenizar a superlotação dos presídios. Em seu relatório sobre o projeto, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) cita dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mostram um deficit anual de 200 mil vagas nas prisões.

O projeto faz parte de um pacote enviado pelo Ministério da Justiça relacionados à segurança pública. Nesta terça (12), foi aprovada na Câmara outra proposta, para criar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). O projeto, que segue para sanção presidencial, cria um banco de dados com estatísticas padronizadas com informações sobre a ocorrência de crimes em cada estado. Aqueles que não enviarem os dados, ficam sujeitos a ter suspensos repasses federais relacionados à segurança.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/37387/visualizar/