Deputados pressional Silval para liberar R$ 2 milhões aos clubes de MT
Um grupo de deputados estaduais liderado por Mauro Savi (PR), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, se reúne nesta sexta-feira com o governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir sobre a sanção do projeto de lei que prevê uma ajuda de R$ 2 milhões aos dez clubes que disputaram o Campeonato Mato-grossense da Primeira Divisão deste ano e aos representantes de Mato Grosso nos Campeonatos Brasileiros das Séries C, D e a Copa do Brasil de 2013. O Estadual terminou há 40 dias e a maioria das equipes estão aguardando o repasse para quitar as dívidas referentes ao torneio regional.
O projeto de lei já foi aprovado pelos deputados há mais de três meses. Mas agora aguarda a sanção do chefe do Executivo Estadual para que a verba seja liberada o mais rápido possível. A demora pelo aval do governador Silval Barbosa se dá em função da séria crise em diversas áreas consideradas essenciais da administração estadual como educação, saúde, segurança pública entre outras. Silval Barbosa teme desgaste perante a opinião pública em estar ajudando equipes profissionais, que são privadas, enquanto o Estado passa por dificuldade financeira.
Mas a Assembleia Legislativa tenta convencer o governo do Estado a sancionar e automaticamente liberar o pagamento aos clubes. Dos 24 parlamentares, quase a metade deles têm algum tipo de ligação com algum time que esteve disputando o Mato-grossense. Por exemplo, o próprio deputado Mauro Savi afirma que tem o maior interesse na liberação do dinheiro, uma vez que faz parte da diretoria do Sorriso Esporte Clube. Outro parlamentar ligado ao esporte é Jota Barreto que, além de narrador esportivo, é torcedor apaixonado pelo União Esporte Clube de Rondonópolis.
Savi ressalta que já se reuniu com o governador Silval Barbosa reforçando à necessidade de sancionar a proposta de lei. "Já conversamos e mostramos ao governo que é essencial essa ajuda ao futebol profissional de Mato Grosso. Muitos times dependem dessa verba para manter suas atividades como também quitar dívidas em função do campeonato", disse o deputado, que chegou a presidir o representante da cidade de Sorriso.
A ajuda financeira aos times que disputam a principal divisão do Mato-grossense foi implantada ainda na gestão do atual senador Blairo Maggi (PR). Mas problemas nas prestações de contas dos clubes foram detectados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que chegou até sugerir a suspensão desse pagamento ao futebol profissional.
Luverdense, atual campeão estadual, Cuiabá, vice e Mixto, terceiro colocado neste ano, além da ajuda pela participação no Campeonato Mato-grossense podem embolsar um dinheiro a mais pelo fato de estarem assegurados nas Séries C e D do Brasileirão.
Comentários