Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 18 de Novembro de 2013 às 13:10

    Imprimir


Os empresários Celso e Tiago Tonello, proprietários da loja de materiais de construção que leva o nome da família, estiveram reunidos com o prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln e o vice-prefeito Valdinei Teodoro, ocasião que conversaram sobre o desenvolvimento do município.
 
Durante a reunião, o prefeito mencionou sobre o contentamento pela criação do Plano Diretor e ressaltou que Diamantino passa por um grande salto nas construções, o prefeito citou a dificuldade que já existe de encontrar terrenos para venda e disse confiante na “revolução” que passa a construção civil.
 
Lincoln também relatou sobre a efetivação de Diamantino como município polo no Estado, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. “Com a vinda da Unemat, IFMT e ampliação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) somos uma cidade industrial no ramo da educação”,  relatou.
 
A reunião também abordou sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Diamantino que foi considerado "alto". O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. O estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) foi divulgado no mês de julho deste ano, intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013".
 
Diamantino ocupa a 22ª posição no Estado de Mato Grosso, com o IDHM que somou 0,718.
 
Pela escala do estudo, é considerado muito baixo o IDHM entre 0 e 0,49, baixo entre 0,5 e 0,59; médio de 0,6 e 0,69, alto 0,7 e 0,79 e muito alto entre 0,8 e 1,0. O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010.
 
O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
 
Em relação à longevidade da população diamantinense, o índice foi de 0,831, alavancando a média final. Já em relação à renda, o IDH ficou em 0,714, considerado alto. Por último, o que mede o acesso à educação obteve 0,625 (médio).
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/3709/visualizar/