Pelo menos três corpos e 110 sobreviventes foram resgatados da embarcação que, com cerca de 200 imigrantes ilegais, naufragou nesta quinta-feira em águas ao sul da ilha indonésia de Java quando navegava rumo à Austrália, informaram as autoridades locais.
"A maioria dos sobreviventes está em boas condições e não necessitará de atendimento médico", declarou à imprensa Jo Meehan, porta-voz das Autoridades de Salvamento Marítimo da Austrália.
Os resgatados foram transferidos à ilha de Christmas, território australiano, a 200 quilômetros do local do acidente.
O porta-voz também indicou que três pessoas morreram afogadas e que na embarcação não havia coletes salva-vidas para todos os passageiros.
As tarefas de recuperação continuam, já que pelo menos outras 87 pessoas estão desaparecidas, embora as autoridades tenham esperança de encontrar mais sobreviventes.
A Austrália enviou duas embarcações de resgate e um avião de vigilância à zona do naufrágio, localizada 120 milhas náuticas (222,3 quilômetros) ao norte da ilha australiana de Christmas, em águas ao sul de Java.
Já a Indonésia, que dirige as operações de resgate porque o incidente ocorreu em suas águas, mandou outros dois navios, enquanto pelo menos três barcos mercantes acudiram à chamada de socorro.
Segundo fontes indonésias, o navio transportava imigrantes ilegais do Sri Lanka.
O número de imigrantes ilegais interceptados pela Marinha australiana na ilha de Christmas cresceu em maio e junho até superar 1 mil pessoas por mês, um número que não era alcançado desde 2001, segundo dados oficiais da Austrália.
Comentários