O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), José Silvério Gomes, suspendeu nesta quinta-feira (21) a reintegração de posse na Fazenda Santa Rosa I, no Distrito de Boa Esperança no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A reintegração de posse começou na manhã de quinta-feira e envolveu aproximadamente 140 policiais. Dez casas e três barracos chegaram a ser derrubados, segundo a polícia.
No mandado de segurança, os representantes das famílias informaram que a área foi ocupada há mais de oito anos de forma pacífica, pois estaria abandonada, sem pastagens e benfeitorias. Eles também disseram que ao longo dos anos não teria sofrido qualquer ação judicial por parte do proprietário, tendo apenas havido discussão sobre eventual desapropriação.
A área chegou a ser negociada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas um dos donos não concordou e entrou com uma ação judicial. Atualmente existem 300 famílias cadastradas, mas muitas já deixaram o local.
O relator lembrou que a determinação de reintegração se deu originariamente em 1998, seguida de sentença de mérito em 10 de março de 2004, sendo confirmada por instâncias superiores, sendo que sua execução provisória foi postulada em 14 de agosto de 2007.
A assessoria de imprensa do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Mato Grosso afirmou que as famílias assentadas não querem sair do local e que elas devem resistir à ação de desapropriação.
Comentários