Ibope aponta aumento de usuários na internet e publicidade
O número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho aumentou 4,2% em maio e chegou a 50,9 milhões de pessoas, segundo o IBOPE Nielsen Online. Desde o ano 2000, quando a empresa iniciou a medição mensal de internet, é a primeira vez que a marca de 50 milhões de usuários ativos é atingida. Na comparação com maio de 2011, o crescimento do número de usuários ativos foi de 11%.
O total de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho chegou a 68 milhões, representando crescimento de 3% sobre o trimestre anterior e de 16% sobre o mesmo período do ano passado.
Acesso em qualquer ambiente
O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012.
Categorias em domicílios ou no trabalho
As categorias com maior crescimento proporcional do número de usuários únicos em maio foram Ocasiões Especiais, com aumento mensal de 5,9%, chegando a 11,1 milhões de usuários únicos, e Casa e Moda, com evolução de 4,2%, alcançando 24 milhões de usuários.
Em Ocasiões Especiais, categoria que reúne as páginas de interesse sazonal, aumentou a procura por sites de cartões virtuais de felicitações e de lojas de flores no mês de maio, quando se comemorou Dia das Mães. Em Casa e Moda, cresceu a audiência de páginas sobre maquiagem e roupas de celebridades.
Também se manteve em ascensão em maio a audiência de sites de humor e de fabricantes de produtos eletrônicos. Nos sites de humor, continuam se destacando as páginas que distribuem piadas e charges em redes sociais, enquanto nos sites de eletrônicos aumentou a procura por downloads de atualizações de smartphones e de televisores.
Publicidade na internet
Segundo o AdRelevance, serviço do IBOPE Nielsen Online que monitora a atividade publicitária online, foram veiculadas em maio de 2012 na internet brasileira 7.030 campanhas, volume 24% superior ao registrado em maio de 2011.
O número de banners cresceu ainda mais no mesmo período, ao passar de 16.444 para 22.880, o que significou uma evolução de 37% em um ano. O número de banners em maio de 2012 já é maior que o registrado no pico de dezembro de 2011.
Entre os anunciantes que mais aumentaram o volume de banners em maio de 2012 estavam os de comércio eletrônico, os serviços de TV por assinatura e os de ensino escolar e universitário. Os sites que mais publicaram banners em maio foram os de notícias e os de entretenimento.
Comentários