Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 26 de Junho de 2012 às 03:33

    Imprimir


Equipes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins iniciaram na manhã desta segunda-feira, em Cuiabá, os testes práticos com os sistemas informatizados que serão utilizados nas eleições municipais em outubro, que vão até sexta-feira.

O simulado nacional, ou teste de campo, é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está realizando experiências com o ambiente eletrônico de votação também em Santa Catarina. Durante a avaliação, todas as etapas necessárias para realização da eleição serão simuladas, utilizando dados fictícios, e as ocorrências de falhas na operação dos programas de computadores (softwares) ou na operação dos equipamentos (hardwares) serão observadas para, posteriormente, serem corrigidas.

"Minha expectativa é que todas as ocorrências sejam corrigidas e que as dificuldades encontradas sejam sanadas nesses testes. Esta tarefa reforça a preocupação de toda a Justiça Eleitoral com a eficácia e a eficiência dos nossos trabalhos", disse o presidente do TRE de Mato Grosso, o desembargador Rui Ramos.

Votação em quatro etapas
O TSE divide o processo eletrônico de votação em quatro etapas de trabalhos denominadas preparação, gerenciamento, totalização e divulgação. Na etapa de preparação, os dados dos eleitores, dos candidatos e as mudanças promovidas pelos juízes são consolidados e transferidos para os equipamentos de votação.

Na fase de gerenciamento, as operações com as informações levantadas na fase anterior são utilizadas para registro e controle de ocorrências específicas, como a substituição de candidatos, a indicação de alguma candidatura não homologada, a substituição de urnas e outros procedimentos específicos.

Na etapa de totalização, os sistemas informatizados acompanham a chegada dos resultados de cada urna eletrônica e registram as ocorrências com as transmissões de informações que são repassadas dos municípios para o TRE do estado, e, depois, do TRE para o TSE.

A fase final da votação eletrônica quando os dados apurados na totalização são repassados para o público geral. 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/36290/visualizar/