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Cidades
Terça - 26 de Junho de 2012 às 08:27
Por: Ermerson de Sá

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Proporcionar um atendimento de boa qualidade deve ser meta dos programas de planejamento familiar e do serviço público em geral, é o que afirma o médico cacerense Leonardo Oliveira Albuquerque, que defende gestão pela qualidade, eficiência, eficácia e resolutividade nas ações da administração pública.

Para o clinico geral é necessário implantar padrões de qualidade do atendimento ao cidadão, promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado pelos serviços públicos, satisfazendo as necessidades e desejos dos usuários, como forma até de reduzir o stress provocado pela demora no atendimento e pela qualidade deficitária na prestação de serviços.

Ainda de acordo com ele, para atingir a qualidade que deseja o público, necessário se faz que os profissionais da saúde se responsabilizem por uma boa parte da qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes e usuários do sistema único de saúde, a exemplo do que ocorre na iniciativa privada.
“A equipe de uma unidade de saúde tem que estar comprometida com esta melhoria e com a satisfação de seus usuários no desenvolvimento e aperfeiçoamento do atendimento, reciclar os profissionais para prestar melhores serviços à sociedade é importante para que haja maior eficiência no serviço oferecido aos cidadãos” destacou Albuquerque.

O profissional fez questão de afirmar que o SUS é o melhor plano de saúde do mundo, no entanto sua aplicabilidade é deficitária, o que levam os pacientes a não acreditar no sistema. Existe ainda, de acordo com ele, a falta de compromisso de alguns profissionais e gestores na condução do programa, que acaba por comprometer toda a estrutura, causando inclusive as longas filas de espera na rede pública de saúde.

“É preciso que exista maior comprometimento de todos” sentenciou Leonardo Oliveira, que durante 07 anos atuou como médico da família, e durante 02 anos apresentou o programa Momento da Família na Rádio Difusora de Cáceres. Pós-graduado em Psiquiatria e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, ele defende uma gestão mais dinâmica e moderna, que garanta atendimento de qualidade nas 11 unidades do Programa de Saúde de Família (PSF) do município de Cáceres.
Ele citou que o descaso de alguns gestores é gritante, e dificultam uma prestação de serviços de qualidade a população, denunciando que em algumas unidades do PSF existe apenas um computador para atender 20 profissionais. “É impossível nos dias atuais que uma unidade de PSF esteja numa situação de abandono, sendo um computador para vinte pessoas trabalharem.  É preciso ampliar os PSF’s e inclusive equipá-los” concluiu Leonardo.

 






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