Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 26 de Junho de 2012 às 22:32

    Imprimir


Ricardo Matsukawa/Terra
Entrevista no Programa do Ratinho foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE de São Paulo
Entrevista no Programa do Ratinho foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE de São Paulo
A juíza auxiliar da propaganda eleitoral Carla Themis Lagrotta Germano multou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) por propaganda antecipada. Também foram multados o SBT e o apresentador Ratinho, por conta da entrevista dada pelo pré-candidato petista ao lado de Lula no Programa do Ratinho, no dia 31 de maio. Cada um dos condenados foi multado em R$ 5 mil. O processo que originou a multa foi movido pelo PSDB e o PPS.

Segundo a sentença da juíza, durante o programa houve propaganda eleitoral "ainda que de forma dissimulada". Segundo a juíza, há espaço legal para que os candidatos sejam entrevistados, "entretanto, em que pese assegurado o direito à entrevista, ele não pode estar eivado de abuso de poder".

"Há clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o "novo" na política, e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança", disse a juíza em sua sentença. Segundo ela, há "ausência de equilíbrio entre os pré-candidatos" na entrevista do Ratinho e SBT, além da "aberta campanha" realizada pelo ex-presidente Lula.

A equipe do petista Fernando Haddad disse que irá recorrer da decisão. A assessoria do ex-presidente Lula afirmou que ele não pretende se manifestar sobre o assunto no momento, e irá estudar qual atitude tomar. O Terra não conseguiu localizar localizar o SBT e a produção do Programa do Ratinho.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/36183/visualizar/