DEPUTADA DE MT PARTICIPA DA 5ª CONFERÊNCIA NAICONAL DAS CIDADES EM BRASÍLIA
A deputada Luciane Bezerra (PSB-MT) participa de 20 a 24 de novembro da 5ª Conferência Nacional das Cidades , em Brasília. Na abertura está prevista a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, governadores, prefeitos e lideranças dos movimentos sociais. A deputada é a única deputada estadual de MT, delegada no evento, presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A 5ª Conferência tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já” entre os dois principais objetivos estão: propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; e ainda sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras
De acordo com a deputada esta Conferência nacional irá consolidar todas as propostas, por Estado, discutidas nas conferencia estaduais, e estabelecer prioridades de desenvolvimento urbano nas cidades. “Nas discussões em Cuiabá muito se debateu com a sociedade civil organizada investimentos em habitação popular e esgoto. É pra levar adiante esta demanda que, buscar recursos e projetos no Ministério que estamos aqui hoje”, defendeu.
As Conferências das Cidades debateram temas importantes para definição de agendas estaduais de âmbito local. Tais como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até 3 salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros.
Estima-se que a conferência receba cerca de 3.000 participantes, sendo aproximadamente 2.681 delegados e 400 observadores, desses 1.689 são delegados eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são delegados indicados pelo Governo Federal, 561 são delegados indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.
Comentários