Preço médio do biocombustível corresponde a 65,58% do valor da gasolina. Goiás, Paraná e São Paulo apresentam a mesma vantagem.
Etanol continua mais vantajoso que gasolina em Mato Grosso
O etanol em Mato Grosso continua mais competitivo que a gasolina. O preço médio do biocombustível corresponde a 65,58% do valor da gasolina, ou seja, R$ 1,96/litro de R$ 3,00/litro, respectivamente, segundo média levantada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Goiás, Paraná e São Paulo também apresentam a mesma vantagem.
Há pelo menos sete anos o etanol é considerado mais atrativo no estado mato-grossense. O fenômeno é explicado pela trajetória de alta na produção pelas indústrias, incentivada também pela mudança na política tributária sobre o setor sucroalcooleiro, além do consumo maior, aponta Jorge dos Santos, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias (Sindalcool/MT).
Etanol mantem vantagem em relação à gasolina
(Foto: Paulo Piza/ G1)
"Reduziu-se o ICMS que incide sobre o etanol e desde que essa política foi adotada no estado o etanol continua mais barato que a gasolina", disse.
O excesso de produção pelas indústrias tem influenciado na relação. Somente em 2012 elas produziram 126 milhões de litros de etanol a mais que a necessidade das revendas. De 498 milhões de litros de etanol hidratado foram vendidos aos consumidores 371,8 milhões de litros, gerando um excedente superior a 120 milhões litros.
Estimativa do setor de revenda é que o etanol permaneça mais competitivo que a gasolina também em 2013. Para o uso do etanol ser vantajoso, o litro deve custar menos de 70% do valor da gasolina.
Cana colhida
Até o último dia 15 a colheita da safra 2013/14 de cana em Mato Grosso alcançava 92% da área plantada. Mas os trabalhos vêm sendo prejudicados pelas chuvas e, de acordo com as indústrias, parte da cana cultivada não será colhida neste ano.
A produção estadual está estimada em 17,1 milhões de toneladas.
Comentários