Cidade é acusada de instalar "espinhos" sob pontes para afastar sem-teto
Afiados "espinhos" de concretos estão se espalhando sob pontes das grandes cidades chinesas. Apesar de não haver um esclarecimento oficial, ativistas dizem que a medida tem o objetivo de impedir que sem-teto durmam sob as estruturas, informa a versão online do jornal britânico Daily Mail.
Imagens das pedras de 20 cm de altura em Guangzhou, a terceira maior cidade do país, causaram revolta na internet e levaram a acusações de que o governo está tentando esconder o problema da mendicância, ainda que o Departamento de Administração da Cidade, o Departamento de Transportes e o Departamento de Construção locais tenham negado responsabilidade pela instalação deles.
"Estes espinhos de concreto são uma desgraça para Guangzhou, que se diz uma metrópole de espírito tolerante e integrador", escreveu o ativista de direitos civis Liang Shuxin em sua página em uma rede social chinesa. "Se fosse é a favor de eliminar estes espinhos que espetaram o coração das pessoas, por favor retuíte. Devolvam um lugar de descanso às pessoas sem-teto", postou Liang.
Estatísticas apontam que a China possui atualmente 200 milhões de sem-teto entre a sua população de 1,4 bilhão de pessoas.
Comentários