Passados oito meses do lançamento do sistema operacional móvel Ice Cream Sandwich (ICS), ou Android 4.0, apenas 10,9% dos dispositivos utilizam esta versão do programa. De acordo com levantamento feito pelos próprios desenvolvedores do Android e divulgado pelo site Mashable, 64% dos aparelhos com o sistema operacional móvel do Google ainda usam a versão 2.3 ou Gingerbread, lançada em dezembro de 2010.
Até mesmo o Android 2.2, ou Froyo, de maio de 2010, ultrapassa o ICS: 17,3% dos dispositivos ainda usam a primeira versão citada. Outras versões detém parcelas praticamente insignificantes e o mais recente Android, o 4.1 ou Jelly Bean, ainda nem aparece no radar.
Segundo o Mashable, a fragmentação do Android é um problema que persiste desde que a plataforma foi lançada, e tende a piorar - já que, como mostra o levantamento, as versões mais antigas Gingerbread e Froyo continuam muito presentes, enquanto o ICS é adotado a passos de tartaruga e o Jelly Bean fica somente na espreita até então.
No mês passado, durante a apresentação de seu novo sistema operacional móvel iOS 6, a Apple também criticou o Google quanto à fragmentação do Android. No lançamento do iOS 6, na conferência de desenvolvedores da Apple, o vice-presidente de software do iPhone, Scott Forstall, chegou a mostrar um gráfico no telão comparando as duas plataformas. Os dados mostravam que, em junho, 80% dos usuários sistema operacional móvel da Apple usavam o iOS 5, e somente 7% dos clientes Android já estavam rodando o ICS.
Comentários