Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 04 de Julho de 2012 às 11:48

    Imprimir


Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso, em greve desde o dia 21 de junho, realizam uma manifestação nesta quarta (4) em frente à sede da instituição, em Cuiabá.

As demandas dos servidores são, em linhas gerais, a reestruturação do órgão e a recomposição salarial. A última greve do Incra, ocorrida em 2010, chegou a durar 2 meses em alguns Estados.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Incra, Roosivelt Motta, explica que o Governo cortou parte dos recursos destinados ao órgão, o que prejudicou muito os trabalhos. “Em julho, por exemplo, não temos como trabalhar por falta de verbas”, assegura.

Ainda segundo ele, para que as ações do Incra sejam realizadas, é necessário que haja uma parceria com as prefeituras, porque o Governo não dá condições de trabalho. “Sofremos com a falta de equipamentos. Quando vamos desenvolver uma ação, tentamos fazer parcerias para que os prefeitos banquem o combustível, por exemplo”, afirma.

Outro problema elencado por Rossivelt diz respeito à falta de pessoal. Conforme o presidente do sindicato, grande parte do quadro funcional do Incra está em processo de aposentadoria. “Só não se aposentaram ainda porque não há ninguém para substituí-los”.

A greve atinge as 9 unidades do Incra de Mato Grosso. São mais de 250 servidores de braços cruzados em todo o Estado. No país, 25 das 30 superintendências estão paralisadas.

A categoria reivindica a reestruturação de carreiras, reposição salarial de 22%, novas contratações por concurso público e melhoria das condições de trabalho. De 1985 a 2011, segundo a confederação, o quadro de pessoal do Incra foi reduzido de 9 mil para 5,7 mil trabalhadores. Pelo menos 2 mil servidores do Incra estarão em condições de se aposentar até 2014, o que aumentará o déficit de pessoal do órgão.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/35373/visualizar/