Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 08 de Janeiro de 2014 às 13:06

    Imprimir


 O prefeito Jose Antonio Dubiella (PSD), de Feliz Natal anunciou para o final de janeiro um conjunto de ações elaborado pela prefeitura/secretaria de Assistência Social, que entre outros pontos pretende finalizar um censo no Parque do Xingu, a ação foi inédita realizada pela primeira vez. O levantamento tem por finalidade detectar quais os principais problemas que afetam os indígenas e oferecer subsídios para elaboração do Plano Municipal da Assistência Social.
 
Uma equipe volante da Secretaria de Assistência Social composta por assistente social; técnicos administrativo e gestor do Bolsa Família, iniciou os trabalhos em agosto de 2013 e devem finalizar em fevereiro deste ano.
 
Entre os pontos diagnosticados estão: documentação; quantidade de filhos; homens e mulheres por faixa etária; idosos por família; pessoas que ainda não estão inseridas no programa Bolsa Família; quantidade de gestantes para auxilio maternidade.
 
Até momento foram identificados 15 gestantes, 7 idosos sem documentação, 6 pessoas com deficiência física, 165 pessoas não possui título de eleitor. Observando que estas pessoas identificadas não possuíam documentos, dificultando o encaminhamento para aderir à aposentadoria, benefícios e ao Programa Bolsa Família.  Após esta ação todos indígenas poderão ser incluídos na sociedade, onde os mesmos serão beneficiados com os programas e projetos do Governo Federal, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
 
Atualmente, há cerca de 524 famílias cadastradas no programa, sendo 87 famílias do zona rural; 107 famílias indígenas e 303 famílias da zona urbana, mensalmente o Município recebe cerca de R$ 97 mil/mês.
 
Feliz Natal tem em sua composição territorial 44% de Parque Nacional do Xingu, onde possui grande riqueza cultural e da biodiversidade, reconhecidas nacional e internacionalmente. É formada por 5 etnias indígenas entre elas: Ikpeng, Trumai, Kamaiura, Waura e Kawaiwete (Kaiabi), que estão distribuídas entre 13 aldeias:
 
Ikpeng das aldeias Arayo, Tupara, Rawo e Moygu, Trumai da Aldeia Boa Esperança, Três Lagos e Steinen, Waura da aldeia Piyulewene, e Kawaiwete das Aldeias Eiruwi (Três Irmãos), Kanine, Barranco Alto, Ilha Grande e a Aldeia Guarujá.
 
Para atender as necessidades diagnosticadas está previsto a realização de um mutirão da cidadania neste ano na Aldeia Pavuru.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/353/visualizar/