Delegacia Móvel da Mulher atende comunidade do Pascoal Ramos
A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá retoma, nesta sexta-feira (06.07), as ações de atendimento nas comunidades por meio da Delegacia Móvel de Defesa da Mulher. A unidade estará na Avenida Principal do bairro Pascoal Ramos, próximo a agência dos Correios, das 14h às 18 horas, para orientações sóciojurídica, registro de boletim de ocorrência e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha.
A delegada titular da Delegacia da Mulher, Claudia Maria Lisita, disse que o trabalho iniciado no final do ano passado ficou prejudicado devido a um problema no gerador da viatura móvel da Mulher, que foi sanado recentemente, possibilitando o retorno das atividades junto às comunidades. .
De acordo com a delegada titular, Claúdia Maria Lisita, a Delegacia Móvel de Defesa da Mulher, além de aproximar a polícia da comunidade irá facilita o acesso das pessoas que não podem se deslocar até uma delegacia. “A Delegacia Móvel de Defesa da Mulher foi criada para facilitar às mulheres vítimas de violência de gênero e violência doméstica, o acesso ao atendimento e orientações”, disse.
A Delegacia Móvel de Defesa da Mulher vai percorrer bairros de Cuiabá, proporcionando registro de boletins de ocorrência, orientações e tomando as providências necessárias, mediante os serviços adequados nos próprios bairros, relativos os crimes de violência doméstica. O atendimento especializado adequado às vitimas visa também evitar o desgaste emocional da vítima, que muitas vezes não tem condições financeiras de se deslocar até uma unidade policial.
O veículo foi adquirido por meio do projeto “A Polícia Judiciária Civil na Comunidade”, de autoria da delegada Silvia Virginia Biagi Ferrari, com o objetivo facilitar o acesso de mulheres vítimas de violência de gênero, doméstica e familiar, além de proporcionar encorajamento das mulheres à comunicação dos crimes e a promoção de políticas publicas de combate às desigualdades de gênero.
A Delegacia Móvel de Defesa da Mulher foi comprada com recurso do Governo Federal, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O veículo foi entregue à Delegacia da Mulher de Cuiabá, em fevereiro de 2011.
Dados
No primeiro semestre de 2012, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, instaurou 708 inquéritos policiais, encaminhou 1.132 medidas protetivas da Lei Maria da Penha às Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher. A unidade também registrou 1.372 boletins de ocorrência. Até o mês de maio foram 219 presos em flagrantes e 9 mandados de prisão preventiva cumpridos.
Comentários