Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 06 de Julho de 2012 às 13:46

    Imprimir


O Ministério da Saúde liberou R$ 9,8 milhões para 7 cidades de Mato Grosso com a finalidade de organizar e estruturar a rede de urgência e emergência. Foram contemplados os municípios de Chapada dos Guimarães, Juara, Peixoto de Azevedo, Confresa, Pontes e Lacerda, São Feliz do Araguaia e Tangará da Serra. Cada município receberá R$ 1,4 milhão. Com o investimento, o Estado contará com 18 UPAs.

O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais com o funcionamento destas unidades e evitar que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção à Saúde de Mato Grosso, Oliani Nouey Machado Godoy, o Estado defende a regionalização da rede de urgência e emergência. A intenção é que todos os 141 municípios mato-grossenses sejam contemplados.

"As UPAs vão funcionar 24 horas por dia, e podem resolver casos de pressão alta ,febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem em sua estrutura o atendimento em clínica médica e pediatria, bem como,os recursos necessários para diagnósticos tanto por imagem quanto para exames laboratoriais para os casos de urgência”. Ainda segundo ela, o atendimento ao usuário do SUS na UPA será feito pelo médico de forma imediata. Após o atendimento de urgência e/ou emergência, o paciente deverá ser encaminhado, se necessário, a um hospital. O Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu) atua de forma integrada às Unidades de Pronto Atendimento.

O Ministério da Saúde já aprovou também o Projeto de implantação do Samu 100% no Estado.” Os serviços de atenção às urgências passam a integrar todos os serviços do SUS de forma organizada e cada um desempenhando seu papel e atribuição”,afirmou Oliani.  (Ascom SES)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/35177/visualizar/