TCE julga contas de duas prefeituras do Nortão na terça-feira
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgam, na terça-feira (10), as contas de gestão, relativas a 2011, da prefeitura de União do Sul (180 km de Sinop). A gestão é do prefeito Ildo Medeiros, que teve como contadora Elizandra Brizante e controlador interno, Antônio Fiorillio. O conselheiro Valter Albano relata o processo. Levantamento do tribunal aponta arrecadação de R$ 10,6 milhões no exercício.
Posteriormente ao julgamento das contas de União do Sul, a pauta também mostra que os conselheiros analisarão as contas de gestão, relativas a 2011, da prefeitura de Nova Ubiratã. A gestão é do prefeito Osmar Rossetto, o "Chiquinho", que teve como contador Vilmar Rossetto e controlador interno Antônio Guimarães. O conselheiro Domingos Neto relata o processo. Acompanhamento do Tribunal de Contas aponta que foram arrecadados R$ 25 milhões no ano.
Os conselheiros analisam as contas das prefeituras de duas formas. Na de gestão, apuraram se há falhas, irregularidades e ilegalidades nas prestações de contas. Esse regime impõe o julgamento técnico realizado em caráter definitivo. Em outro momento, alisam as contas de governo, na quais verificam principalmente se os percentuais constitucionais foram aplicados corretamente em áreas como educação, saúde e gasto com pessoal.
Comentários