Quase 200 candidatos disputam 14 vagas na Câmara
Aproximadamente 200 candidatos. Querem um número mais preciso? 188 candidatos protocolaram no Cartório Eleitoral de Tangará da Serra o pedido de registro de suas candidaturas para as tão disputadas e faladas eleições de 2012. Um número alto mas que corresponde as possibilidades que cada chapa, cada coligação e cada candidato terá neste pleito.
Neste ano, a Câmara de Vereadores, aprovou o aumento do número de cadeiras no legislativo, de 10 para 14, o que mudou o rumo das conversações entre os partidos, despertou novos candidatos e literalmente, atiçou aqueles que já estavam efetivamente no cargo. O assunto tão polêmico dividiu opiniões entre a população, mas de toda a forma acabou aprovado através de um consenso entre os legisladores.
No município, a coligação que traz o maior número de vereadores agregados, é a ´Tangará um novo tempo´, de Jolando e Trubian, que trazem 84 nomes para a disputa do pleito divididos em três chapas proporcionais formadas pelos partidos, PR e DEM formam uma chapa, PDT, PRP, PPS e PCdoB formam outra chapa e PSC, PTN e PMN formam última chapa, cada chapa enviará 28 candidatos, chapa completa.
Já a coligação ´Tangará no rumo certo´, encabeçada por Masson e Dona Ana, trazem duas chapas proporcionais para disputa da eleição. Uma formada por PSDB e PSB e outra formada por PV e PSD, ambas levarão 28 candidatos, também com chapa completa, totalizando 56 candidatos à vereador da coligação.
Por fim, a coligação ´Tangará melhor! Nós podemos´, de Fabinho e Zé Pequeno, também trazem duas chapas proporcionais, a primeira formada por três partidos que levarão 28 candidatos ao pleito, onde tem PMDB, PT e PTB e a outra formada por PP e PRB que enviará 20 candidatos, totalizando 48 candidatos para disputar as eleições.
INCERTEZAS – Alguns problemas e incertezas remontam no futuro das eleições municipais de 2012. Enquanto, pelas majoritárias o que se espera é a decisão final do Tribunal Superior Eleitoral, pelas proporcionais resta ainda a protocolação de algumas chapas que fazem parte da coligação encabeçada por Jolando e Masson.
De acordo com informações de membros partidários, o desencontro de informações com o cartório eleitoral estava constante, e as dúvidas geradas culminaram em alguns equívocos realizados pela chapa. A questão foi a divisão dentro do sistema de candidaturas da justiça eleitoral, o candex, que deveria ter sido realizada pelos membros que compõem as chapas proporcionais, uma vez que o registro deve ser feito em modo separado.
Com isto, o Cartório Eleitoral, por sua vez, aumentou o prazo para a entrega das documentações até hoje, às 19h, o que pode mudar o cenário dentro da corrida eleitoral e alterar o número expressivo de candidatos ao legislativo.
Comentários