Unemat apoia Semana de Consciência Negra e avalia suas ações afirmativas
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, foi uma das instituições apoiadoras da “I Semana da Consciência Negra: Ações afirmativas, Debates e Reflexões”. A ação foi realizada na cidade de Cáceres entre os dias 16 e 20 de novembro abrangendo diversas atividades que buscaram refletir sobre a situação atual da população negra no País. Foram realizadas apresentações culturais, oficinas, uma audiência pública sobre ações políticas voltadas aos negros e uma visita de estudantes a uma comunidade quilombola, dentre outras ações.
Ação afirmativa
A Unemat instituiu no segundo semestre de 2005 o Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER). A iniciativa, que vigora por dez anos, fez com que 25% das vagas dos cursos de graduação da instituição estivessem reservadas a estudantes negros. Somente pelo vestibular do segundo semestre do ano passado, ingressaram 479 acadêmicos cotistas em todos os campi da universidade.
Neste ano, por meio de uma comissão já instituída, a Unemat realizará uma avaliação do PIIER com o fim de redefinir formas de entrada e permanência dos alunos cotistas na graduação.
Comentários