Os estoques de algodão em Mato Grosso vão ficar 43% mais baixos ao final deste ano
Baixos estoques em MT devem valorizar arroba de algodão
Os estoques de algodão em Mato Grosso vão ficar 43% mais baixos ao final deste ano. De acordo com o levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as reservas da pluma deste ano serão de 123,4 mil toneladas, quase 94 mil toneladas a menos do volume disponível no fim de 2012. Para a safra 13/14 o estado deve produzir 834 mil toneladas de pluma.
“O período de entressafra é o mais afetado. A baixa oferta de pluma no mercado deve provocar a valorização da arroba no começo do ano que vem, mas isso vai depender do cenário mundial que não está tão favorável. Isso porque os estoques mundiais estão maiores”, argumentou a analista do Imea, Elisa Gomes.
Segundo ela, são duas as justificativas para a redução dos estoques. “Nesta temporada a área plantada com algodão no estado foi menor do que na safra passada e o consumo foi maior”. Para a safra 13/14 o estado deve produzir 834 mil toneladas de pluma, representando um crescimento de 21% em comparação com a temporada passada, que foi de 687 mil toneladas.
A produção mundial de algodão neste ano foi calculada em 25,7 milhões de toneladas. Já o consumo foi estimado em 23,6 milhões de toneladas, dando uma margem positiva para as reservas mundiais de 2,1 milhões de toneladas do produto. Além disso, os Estados Unidos já começaram a colher a safra 2013/14 aumentando ainda mais a oferta internacional de algodão.
A analista do Imea explica que a condição de mercado só estará definida a partir do segundo mês do ano que vem. “As indústrias começam a produzir a nova coleção de roupas em fevereiro de 2014, quando a demanda pelo produto aumenta e o cenário de preços ganha mais certeza”.
Comentários