Ações fazem parte do Programa Soja Livre, previstas para o estado. Sete cidades vão receber rodadas de discussões, prevê cronograma.
Agricultores de MT vão discutir oportunidades para soja convencional
Sete municípios mato-grossenses vão sediar os dias de campo do programa Soja Livre em 2014. A agenda foi anunciada nesta sexta-feira (22) e prevê rodadas de discussões sobre o mercado de não transgênicos sendo realizadas em Sorriso (25/01), Sinop (01/02), Nova Mutum (08/02), Deciolândia (15/02), Nova Xavantina (28/02 e 01/03), Canarana (05/03) e Querência (08/03).
Os encontros devem reunir produtores, empresários, técnicos e estudantes e servir para apresentação de cultivares convencionais. O programa é executado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja) e a Cooperativa de Desenvolvimento Agrícola (Coodeagri).
Lavoura de soja em MT (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
"Há sementes que já estão à disposição e sendo comercializadas para a safra. Mas há outros materiais que serão lançados durante as apresentações", diz Luis Saraiva, coordenador do Soja Livre em Mato Grosso.
O programa prevê o fortalecimento da produção de soja livre de transgenia para atender a demanda de países que costumam oferecer bônus aos produtores, como prêmios de até US$ 3 pagos sobre cada saca de soja.
Estimativa do Programa é que na safra 2013/14 em Mato Grosso as lavouras convencionais ocupem até 23% da área total que vai receber a soja, estimada em mais de 8,2 milhões de hectares.
Comentários