A presidente Dilma Rousseff visitará o Peru em outubro para assistir à III Cúpula da América do Sul e dos Países Árabes (ASPA) e depois voltará ao país antes do fim do ano para liderar uma reunião com ministros, conforme informou nesta quinta-feira o embaixador brasileiro em Lima, Carlos Lazary Teixeira.
"A presidente Dilma tem uma visita programada ao Peru nos dias 1 e 2 de outubro, para participar da cúpula da América do Sul e dos Países Árabes em Lima", evento que foi suspenso em 2011 devido à crise política na região africana, indicou o embaixador à agência estatal "Andina".
A primeira cúpula da ASPA aconteceu em Brasília, em 2005, e a segunda foi realizada em Doha, em 2009. Ambas tinham como objetivo impulsionar a cooperação entre a América do Sul e os países árabes.
A segunda visita que Dilma fará ao Peru será para participar de um encontro de gabinetes ministeriais na cidade de Arequipa, a convite do presidente peruano, Ollanta Humala.
"Estamos vendo as datas que sejam mais convenientes. A viagem será para participar do encontro de Gabinete Binacional que será realizado na cidade de Arequipa", indicou Lazary.
Na sessão conjunta de ministros, os líderes do Brasil e do Peru debaterão sobre a estrada Interoceânica e o gasoduto da jazida Camisea, obras de infraestrutura e energia que contaram com investimentos brasileiros do setor público e privado nos últimos anos.
Comentários