Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Julho de 2012 às 09:28

    Imprimir


Crianças apresentam os diversos tipos de cubo mágico (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1
Crianças apresentam os diversos tipos de cubo mágico (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1
Ele estimula o cérebro, o raciocínio lógico e ativa a memória. Apesar de todas essas vantagens, tem muita gente que acha que o cubo mágico não passa de uma brincadeira. Mas para outros, a prática é um esporte levado a sério. Tanto que um campeonato realizado neste sábado (21) e domingo (22), em Santos, no litoral de São Paulo, reúne mais de 100 inscritos em 20 modalidades oficiais, e os resultados farão parte dos rankings da Associação Mundial de Cubo Mágico.

O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional inventado na Húngria em 1974. O primeiro campeonato no Brasil da modalidade foi organizado em 2007, e desde então os brasileiros já fazem parte do ranking dos recordistas mundiais. Um destes recordes foi marcado pelo estudante Gabriel Dechichi, de 18 anos, com uma marca de 7s78. " Pretendo treinar mais para melhorar o recorde, ainda tem muitos outros que fazem mais rápido do que eu", comenta o  jogador.

Se montar um cubo mágico já é um desafio usando as duas mãos, imagine com apenas uma delas, os olhos vendados ou até mesmo com os pés! Todos esses desafios são modalidades oficiais do campeonato brasileiro, e vence quem fizer em menos tempo. Cada participante fica com um juíz ao lado, para analisar o cronômetro e os movimentos. E se engana quem acha que os cubos são brincadeiras para as crianças, a idade dos inscritos varia dos quatro aos 56 anos. Sendo que o pequeno Chan Hong Lik, de 4 anos, resolve o cubo mágico em apenas um 1m4s. "Recebemos competidores do Brasil inteiro nesse campeonato, o prêmio é apenas um troféu, então eles viajam por puro prazer à competição, é legal ver as crianças arrastando os pais e os adultos brincando também", explica o programador de esportes do Sesc Santos, José Osvaldo Teixeira Junior.

O cubo mágico também é destinado à deficientes visuais, para isso os cubos são especiais, com superfícies diferentes. E se engana quem pensa que só há um modelo do quebra-cabeça, são vários tipos, com tamanhos e formatos diferentes, o grau de dificuldade também varia de acordo com o modelo. O estudante Alrimar Dias Sobrinho, de 17 anos, tem cerca de 20 cubos mágicos diferentes. "Eu trouxe quase todos para a competição, mas os meus preferidos ficam em casa", revela Alrimar. Dificuldade parece ser uma palavra desconhecida para Rafael Cinoto, de 29 anos, que pratica cubo mágico há cerca de seis anos. A especialidade do jovem é montar o cubo com os pés. O recorde registrado por Rafael é de 42 segundos. "Montar com os pés não é difícil, é a mesma lógica de raciocínio que usamos com as mãos, mas usamos os pés", revela Cinoto. Veja no vídeo Rafael solucionando o quebra-cabeça em 50 segundos.

O campeonato prossegue neste domingo (22), até às 19h. Quem quiser participar ainda pode se inscrever, basta comparecer pela manhã ao Sesc Santos, que fica na rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Competidores têm que montar o cubo mágico em menor tempo possível (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Competidores têm que montar o cubo mágico em menor tempo possível (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34540/visualizar/