Ar seco leva 14 municípios a estado de alerta no Brasil
De acordo com nota divulgada pela Climatempo no início da tarde desta terça-feira, 14 municípios entraram em estado de alerta por causa do ar seco - padronizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20%. Abaixo disso a organização considera estado de emergência.
A medição, feitas às 14h de hoje, apontou as seguintes cidades em alerta: Bacabal (MA), com 12%; Conceição do Araguaia (PA), com 15%; Montalvania (MG), 14%; Correntina (BA), 16%; Goianésia (GO), Brasília (DF) e Montes Claros (MG), com 18%; João Pinheiro (MG), Chapada Gaúcha (MG), Águas Emendadas (DF) e Paraúna (GO), com 19%; Canto do Buriti (PI), Formoso do Araguaia (TO) e Pirapora (MG), com 20%.
Nessas situações, a população deve ingerir mais líquidos do que o de costume, especialmente água e isotônicos, além de evitar o esforço físico à tarde. O ar seco é comum nesta época do ano na maior parte do Brasil. Muitas regiões estão há semanas seguidas sem chuva. A baixa umidade ainda deve predominar no decorrer da semana.
No Sul, a umidade está e deve continuas alta, já que uma frente fria provoca chuva por quase toda a região. No entanto, a circulação dos ventos sobre o Brasil vai dificultar a passagem desta frente fria para o Sudeste e o Centro-Oeste. Algumas áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul podem ter um pouco de chuva até o fim da semana, mas o tempo seco predomina nas duas regiões.
Comentários