Superendividamento aumenta número de atendimento no Procon de Mato Grosso
Procon de Cuiabá atendeu 346 pessoas superendividadas só nos dois primeiros dias – segunda (23) e terça-feira (24) – do mutirão organizado para auxiliar nas negociações de dívidas entre empresas e clientes. Nesta quarta-feira (25) a demanda também foi grande e em apenas três horas quase 200 pessoas já tinham sido atendidas.
O aumento na procura pelos serviços do órgão já era prevista e o número de atendentes foi triplicado, passou de oito para 28. “Estávamos prevendo o aumento da demanda e buscamos recursos para atender a população”, disse o gerente de atendimento do Procon/MT, Eduardo Latorraca.
A Lei que obriga o atendimento, por exemplo nos bancos, em até 30 minutos não está sendo seguida no órgão de defesa do consumidor, mas há uma justificativa para isso. “Cada caso é analisado individualmente e há procedimentos mais complexos”, explica o gerente de fiscalização do Procon/MT, Ivo Vinicius Firmo.
O consumidor Nelson Silva Campos que está superendividado e procurou atendimento no Procon nesta quarta-feira (25). Ele esperou 40 minutos para ser atendido mas achou até rápido. “O tempo de espera foi normal devido o fluxo. Mesmo com a quantidade de pessoas não esperei muito”, observou.
A procura por atendimento deve aumentar até sexta-feira, quando é encerrado o mutirão. A expectativa é que mil consumidores passem pelo órgão. “Se apertar, todos os funcionários vão para o atendimento. Nenhum consumidor vai ficar sem atendimento”, garante o gerente de fiscalização.
Outras demandas
Quem precisar ser atendido pelo Procon esta semana e não é para resolver o superendividamento deve procurar o Ganha Tempo. Na sede, localizada na Avenida do CPA, os serviços são apenas para pessoas com dívidas vencidas e não pagas, por exemplo.
No Ganha Tempo os consumidores continuam sendo atendidos normalmente. Ou seja, se precisarem, por exemplo, reclamação de serviços de operadoras de celular e produtos com defeito.
O gerente de atendimento do Procon/MT, Eduardo Latorraca, garante que a unidade localizada no Ganha Tempo não será sobrecarregada. “Se for percebido que está precisando de funcionários no Ganha Tempo será enviado”, disse Eduardo.
O Procon alerta aos consumidores superendividados que para ser atendido deve levar RG, CPF, comprovante de Residência e comprovante da dívida.
Comentários