Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 08 de Janeiro de 2014 às 15:26

    Imprimir


 Três municípios mato-grossenses recebem na próxima semana a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias, com orientações e práticas de manejo para o controle da Helicoverpa armigera. A agenda começa por Lucas do Rio Verde, no dia 14, passando ainda por Sapezal (dia 15) e encerrando em Campo Verde (16).
 
O grupo reúne pesquisadores e analistas de transferência de tecnologia e comunicação da Embrapa e de instituições parceiras. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáira, entre os temas em pauta estarão o histórico e os aspectos bioecológicos da lagarta, o manejo integrado de pragas (MIP) em soja, milho e algodão, as tecnologias de aplicação e ainda o cenário regional da praga, sobretudo na safra atual, informou a Embrapa Agrossilvipastoril, em Mato Grosso.
 
Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Carlos Fávaro diz que o atual cenário para a lagarta no estado é uma condição de controle. “Os produtores estão conscientes de como devem ser os procedimentos, aplicações preventivas com dosagens recomendadas e com os produtos nacionais. O problema é se a infestação sair de controle”, disse.
 
A armigera já levou o governo federal a declarar emergência fitossanitária no Estado, autorizando a adoção de medidas como a importação de agrotóxicos com o princípio ativo benzoato de emamectina. Mas a aquisição dos produtos ainda não iniciou porque não se definiu a relação de municípios inclusos na área emergencial. Isto deve ocorrer somente após publicação de portaria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
“A própria liberação do estado de emergência foi uma demora, mesmo com a presença da lagarta comprovada pelo ministério, Indea e Aprosoja desde abril (de 2013). Agora a regulamentação não está acontecendo, não permitindo que os produtores possam importar [o benzoato]”, avaliou ainda Carlos Fávaro.
 
Inscrições
 
As exposições devem atrair extensionistas, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, além dos agricultores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site da Embrapa, além do local do evento.
 
Programação da caravana
 
Lucas do Rio Verde (MT)
 
14 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Fundação Rio Verde - Rodovia MT 449 - Km 08
 
Sapezal (MT)
 
15 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Prefeitura Municipal - Av. da Traíra 1532, Centro
 
Campo Verde (MT)
 
16 de janeiro – 8h às 11h30
Sindicato Rural – Rua Belo Horizonte 820




Fonte: DO G1/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/336/visualizar/