Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quinta - 02 de Agosto de 2012 às 10:26

    Imprimir


O curso superior de Tecnólogo em Sistema para Internet, que estava com data prevista para iniciar no máximo em agosto em Tangará da Serra, ficou apenas para o ano que vem. Esse seria o primeiro curso do IFMT no município, mas segundo informações do reitor da instituição por conta do período eleitoral, o curso ficou previsto para acontecer apenas em 2013. 

Em uma de suas falas, o reitor disse a respeito da não realização do curso para o segundo semestre desse ano, que o município não assinou a documentação na data prevista e que por conta do período eleitoral, não foi possível iniciar as aulas agora no mês de agosto, "o município entraria contrapartida na realização do curso, só que ele não teve tempo hábil para a assinatura dos contratos, que seria até o dia 05 de junlho, por isso nós iremos realizar os cursos a partir do ano que vem", falou o reitor do IFMT José Bispo.

No primeiro momento o compromisso do Instituto Federal, juntamente com o Campus de Cuiabá era o de criar um Pólo da Rede oferecendo no mínimo um curso no município, e que a partir desse primeiro passo já em andamaneto buscar a criação de um Campus em Tangará da Serra.

Em sua fala sobre a possibilidade de Tangará receber um campus do IFMT, José Bispo comentou que a respeito da construção do prédio, "a prefeitura entregou um documento informando que o município já tem um espaço adequado para a instalação do campus, e que por conta do período eleitoral, não teremos nenhum resultado firmado no momento, continuaremos a busca tanto pelo curso quanto pelo campus, mas só depois que encerrar o período eleitoral" argumentou o reitor.

O espaço destinado para as instalações do campus do IFMT, será no prédio que esta desocupado da antiga faculdade Unitas, localizada no final da avenida Brasil, o prédio que possui um espaço amplo, seria a melhor opção para o campus, por já está pronto, isso diminuiria os gastos com a construção de um novo espaço e ganharia mais agilidade nos processos burocráticos que ficam muito tempo em andamento.

Ele ainda ressaltou que os municípios de Tangará da Serra e Sinop, são os únicos que tem uma população com mais de 50 mil habitantes que ainda não tem um campus do IFMT.

ENSINO TÉCNICO - Os Institutos Federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. 

Parte dos cursos é destinada à oferta técnica de nível médio, de currículo integrado. Na educação superior, os destaques são os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática. 

O processo de implantação do IFMT em Tangará da Serra é um ponto importante na consolidação do município como pólo educacional, isso gera renda e emprego para o município. 
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/33593/visualizar/