Candidato do DEM lidera pesquisa em Fortaleza, aponta Ibope
Pesquisa Ibope sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza divulgada nesta quinta-feira (2) apontou Moroni Torgan (DEM) em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto. Inácio Arruda (PC do B) vem em segundo lugar, com 15%, seguido por Heitor Ferrer (PDT), com 11%, e Renato Roseno (PSOL), com 10%.
Roberto Cláudio (PSB) alcançou 8% das menções, e Marcos Cals (PSDB), 6%. Quatro candidatos --Elmano de Freitas (PT), Francisco Gonzaga (PSTU), Professor Valdeci (PRTB) e André Ramos (PPL)-- obtiveram índices iguais ou inferiores a 4%.
O Ibope entrevistou 602 eleitores entre os últimos dias 27 e 29. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A eleição em Fortaleza é marcada pela ruptura entre PSB e PT, anunciada pelos socialistas em junho após oito anos de aliança.
O PT cearense, da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, apoiou as candidaturas do governador Cid Gomes (PSB) ao governo em 2006 e em 2010. O PSB integrou a coligação do PT nas eleições de Luizianne em 2004 e em 2008 --ano em que o governador, já no PSB, gravou depoimentos e participou da campanha de reeleição da prefeita.
A justificativa pública do PSB para o fim da aliança foi a discordância em relação ao nome de Elmano de Freitas, ex-secretário de Luizianne apontado pelo PT para a disputa após prévia interna.
REJEIÇÃO
Líder da pesquisa, Torgan é delegado da Polícia Federal aposentado, ex-deputado federal e pastor mórmon, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Na quarta eleição seguida pela Prefeitura de Fortaleza, ostenta também o maior índice de rejeição entre os eleitores: 34%, segundo o Ibope. Em seguida aparece Inácio Arruda, com 27% das citações de rejeição, seguido por Elmano de Freitas (22%) e Francisco Gonzaga (21%).
A administração da prefeita Luizianne Lins (PT) foi avaliada como ruim ou péssima por 42% dos eleitores. Outros 38% classificaram a gestão como regular, enquanto 19% a avaliaram como ótima ou boa.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 006/2012.
Comentários