O Tribunal Regional do Sergipe (TRE-SE) confirmou que o número de títulos eleitorais cancelados no Estado foi de 186 mil, de acordo com a última revisão eleitoral realizada pela Justiça eleitoral. Com isso, os eleitores que caíram na "malha fina" do tribunal, podem ficar sem votar nas eleições municipais deste ano, em outubro.
O TRE-SE esclarece que em alguns casos, os eleitores procuraram as zonas eleitorais para regularizar suas funções e tiveram êxito, registrando sua tiitularidade eleitoral com uma nova inscrição. Ainda assim, a Justiça eleitoral sergipana reitera que houve "um expressivo número de títulos cancelados".
Entre os motivos que levam ao cancelamento dos títulos eleitorais estão: deixar de votar em três eleições consecutivas, deixar de comparecer a uma convocação da Justiça eleitoral como mesário - ou apenas para revisão, como no recadastramento biométrico de 2011 - e até falecimento.
O tribunal enfatiza que quem deseja regularizar suas pendências eleitorais só pode fazer após o pleito, quando ocorre a abertura do cadastro eleitoral.
Comentários