Disputa em Manaus deve se concentrar em três dos nove candidatos
A disputa pela Prefeitura de Manaus, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, deve ficar concentrada entre três dos nove candidatos.
A campanha eleitoral tem como principais concorrentes Arthur Virgílio (PSDB), Serafim Corrêa (PSB) e Vanessa Grazziotin (PC do B). O vencedor terá como desafio problemas estruturais no setores de transporte coletivo, abastecimento de água, segurança e saúde.
No primeiro encontro entre os candidatos, durante debate na TV na última quinta-feira (2), não houve confronto aberto.
Ex-prefeito de Manaus de 1989 a 1993 e ex-líder do governo Fernando Henrique Cardoso no Senado, o tucano foi derrotado na reeleição ao Senado por Vanessa, em 2010. No entanto, em Manaus, foi o mais votado.
Arthur Virgílio, 66, afirma que não fará dessa eleição uma revanche e disse não estar preocupado com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha da comunista.
Lula tem interesse especial na eleição de Vanessa porque o tucano é um desafeto histórico do governo petista.
"Não estou preocupado nem um pouquinho com Lula", disse Arthur, que reclama do fato de Vanessa usar o nome da presidente Dilma Rousseff em suas promessas de campanha.
"Não é possível que alguém queira dizer que a presidente é mesquinha e vai desprezar Manaus se, porventura, eu for prefeito. Temos prefeitos e governadores do PSDB e nenhum se queixa da presidente Dilma. Os tucanos têm uma relação muito positiva com ela", afirmou.
Arthur, que tem como candidato a vice o vereador Hissa Abraão (PPS), recebe apoio de vereadores da base do prefeito Amazonino Mendes (PDT). O prefeito, que desistiu de concorrer a reeleição, não anunciou apoio a nenhum candidato até o momento.
À Folha, Vanessa tentou desconstruir a ideia de um duelo e disse que há oito adversários.
A comunista afirmou que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma vão participar em seu palanque. "A presidenta Dilma já anunciou que virá à capital para um comício em setembro", disse.
Vanessa Grazziotin, 51, tem como candidato a vice o petista Vital Melo. Ela também é apoiada pelo governador do Estado, Omar Aziz (PDS).
Entre as promessas de campanha da comunista estão a construção de 55 creches, um projeto de mobilidade urbana e a revitalização do centro histórico de Manaus.
Serafim Corrêa, 65, diz que "a briga" entre os três será muito dura. "Nós vamos superar, eu não tenho muletas", afirma o socialista.
No programa de governo, Serafim diz que defenderá projetos como o pagamento da meia passagem na tarifa dos ônibus aos domingos e que criará um hospital para mulheres na Santa Casa de Misericórdia, que hoje tem o prédio interditado por falência.
Também são candidatos a prefeito de Manaus Sabino Castelo Branco (PTB), Henrique Oliveira (PR), Pauderney Avelino (DEM), Herbert Amazonas (PSTU), Luiz Navarro (PCB) e Jerônimo Maranhão (PMN).
Comentários