Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 24 de Novembro de 2013 às 22:11
Por: Da Redação - Patrícia Neves

    Imprimir


 Cem moradores de rua já foram incluídos neste ano no CadÚnico do governo federal e estão aptos a receber o benefício no valor de R$ 70 do programa Bolsa Família. O cadastramento vem sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. Na totalidade, Cuiabá atende com o Bolsa, a 23.230 famílias. Na capital, a estimativa é a de que cerca de que a população de rua chegue a cerca de 350 pessoas, sendo a maioria homens. 
 
Coordenadora do programa Bolsa Família da Secretaria, Claudete Orso, explica que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) busca estratégias diferenciadas para atendimento da população em situação de extrema pobreza. Nesse caso, o púbico é considerado como ainda mais excluído. 
 
“O trabalho é articulado com o serviço de Proteção Social Especial que realiza os mutirões para o cadastramento desse público”. Os mutirões a que Claudete se refere são realizados nas unidades de abrigamento (albergues) instaladas pela Prefeitura de Cuiabá e também durante ações volantes que servem para o cadastramento desse público, assim como a oferta de diversos programas e serviços sociais. 
 
Normalmente como o morador de rua não dispõem de documentação, para poder ser incluso junto ao CadÚnico, que agrega uma série de programas sociais, ele deve ser referenciado, ou seja, assistido por um dos 13 Centros de Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Há cada dois anos, necessariamente, esse morador deve refazer seu cadastramento para poder não perder a concessão do benefício”. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/3305/visualizar/