Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Agosto de 2012 às 07:54

    Imprimir


Reprodução
Hannah Bellemy (esq) e Bex Broughton são obcecadas em permanecer hidratadas
Hannah Bellemy (esq) e Bex Broughton são obcecadas em permanecer hidratadas

A britânica Sasha Kennedy, de 26 anos, tem uma compulsão e, quando a sente, se esconde dos filhos para que não a imitem. Não, ela não é alcoólatra ou viciada em drogas. Seu problema é com água. Pode chegar a beber até 25 litros por dia, o que representa riscos à saúde. Os dados são do jornal Daily Mail.

“Não bebo na frente dos meus filhos, porque não quero que eles pensem que é normal beber tanto”, disse Sasha. Seu vício tem arruinado a sua vida, afetando seus relacionamentos, carreira e até mesmo sono, porque não consegue ficar sem ingerir o líquido e ir ao banheiro durante a noite.

A água é fundamental para a saúde e a recomendação é consumir de seis a oito copos por dia. Mas os benefícios atribuídos a ela, como liberação de toxinas e melhorias na pele, têm feito muitas mulheres passarem da conta. Há casos de morte de intoxicação por água, a hiponatremia. 

“Se você bebe tanta água e vai o tempo todo no banheiro, está expulsando as vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e as vitaminas do grupo B. Se isso continuar e ainda não manter uma dieta saudável, então, no longo prazo, pode levar a problemas de saúde, como no coração”, disse a nutricionista Catherine Collins. O urologista acrescentou que, quando se sente necessidade de beber água constantemente, é importante verificar se não tem diabetes.

Outros casos 
A britânica Natasha Collins-Daniel, 28, consome até oito litros do líquido por dia. Adquiriu o hábito quando começou a trabalhar e a encher sua garrafa de água constantemente. “Acho que, inconscientemente, possa ter sido influenciada por todos os artigos que li nas revistas sobre como modelos e atrizes alegam que o segredo de sua aparência e boa saúde é beber muita água. Alguns meses atrás, li um artigo dizendo que, se beber demais, corre o risco de danificar os rins e pensei ‘tenho que parar’. Mas, como quebrar qualquer hábito, tem sido difícil.”

A também britânica Hannah Bellamy, 31, bebe pouco mais de um litro de água antes de ir para a cama e ainda acorda de três a quatro vezes por noite querendo mais. Ela saboreia um grande copo quando se levanta, tem um jarro grande em sua mesa de trabalho e consome quase dois litros em casa enquanto assiste TV à noite.

Hannah contou que seu médico não conseguiu descobrir qualquer razão física para beber tanta água e ela realmente não acha que isso seja um problema. “Nada sacia a minha sede bem como a água.”

Ao contrário de Hannah, a britânica Bex Broughton, 25, está preocupada com seu hábito. São cerca de cinco litros por dia desde que começou a trabalhar. “É uma dor, porque eu estou constantemente indo ao banheiro, mas sinto sede se não beber tudo isso. Acordo três ou quatro vezes por noite precisando ir ao banheiro e é difícil voltar a dormir”, reclamou.

De maneira geral, esse desejo não é tecnicamente um vício, segundo o professor de psicologia Robert Brown. “Em alguns casos, é uma forma de transtorno obsessivo compulsivo. Você faz algo porque lhe dá uma sensação de alívio e, não fazê-lo, traz uma sensação de catástrofe.” A solução é procurar a ajuda de um profissional, como um terapeuta cognitivo comportamental.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/32922/visualizar/