Agosto já lidera ranking com maior quantidade de queimadas em MT
O mês de agosto está na metade e já é o período com maior quantidade de queimadas constatadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): 8.906 focos. De janeiro até ontem, foram pouco mais de 32,8 mil focos de calor nas regiões mato-grossenses.
Conforme a análise do Instituto, em janeiro e fevereiro, quando ainda estava no período chuvoso, foram 628 e 885 focos. Com a diminuição das precipitações a partir março, os números começaram aumentar, ficando 1,3 mil em março, 2,1 mil em abril, 3,2 mil em maio, 7,2 mil em junho e 8,3 mil em julho.
No país, foram 175,9 mil focos de calor identificados de janeiro até ontem e, Mato Grosso é líder dessa relação, seguido por Maranhão, com 23,9 mil e, Bahia, com 17,2 mil.
O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso iniciou em julho e vai até 15 de setembro. O objetivo é combater os incêndios florestais durante a época de estiagem, quando as condições climáticas são extremamente desfavoráveis em toda a região Centro-Oeste. Em alguns casos, a ocorrência de queimadas pode resultar em multas.
Comentários