O incidente ocorreu por volta das 20h na fábrica da empresa Brasil Foods (BRF) e deixou mais de 30 pessoas asfixiadas, segundo informou ao G1 o Corpo de Bombeiros. “Houve um vazamento em um dos maquinários, onde constatamos o nível de 40 ppm [partes por milhão – a sigla indica a quantidade, em gramas, das soluções diluídas]. O aceitável seria até 20 ppm”, disse o tenente subcomandante dos bombeiros Eraldo Moura.
Equipes dos bombeiros, polícia militar e ambulâncias auxiliaram na retirada dos trabalhadores do local, que foram encaminhados para o Hospital Municipal de Nova Mutum. “Foram 33 pessoas hospitalizadas, algumas desmaiadas pois ficaram com dificuldade de respirar nesse incidente. Os exaustores foram abertos, fizemos uma higienização no local. O material que estava na linha de produção foi descartado porque foi contaminado”, completou o tenente.
Ainda de acordo com os bombeiros, os trabalhadores foram medicados na unidade de saúde e foram liberados logo em seguida.
Vazamento
Em nota, a BRF informou ao G1 que o vazamento de amônia ocorrido foi provocado por falha em equipamento utilizado para refrigerar um dos túneis de congelamento da planta. Ainda conforme a assessoria de comunicação da empresa, como medida de prevenção, o local – que estava em operação - foi evacuado para a realização dos trabalhos de contenção e bloqueio.
A empresa afirmou que na mesma noite a fábrica foi liberada, após as medições realizadas pela área de segurança.
Comentários