De acordo com o site “Mail Online”, os irmãos se reconheceram imediatamente, apesar de Kesho estar com o visual bem diferente. Eles se separaram em 2010, quando o irmão mais velho foi enviado para um zoológico em Londres, como parte de um programa de reprodução. Depois de algum tempo e diversas tentativas de reproduzir a espécie, os especialistas descobriram que Kesho é infértil, e ele foi enviado ao encontro de Alf. Mas o tempo que passou em companhia feminina provocou mudanças visíveis.
O aumento do nível de testosterona produziu uma mancha prateada em Kesho. O gorila ganhou muito peso. A cabeça dele também cresceu bastante, assim como o pescoço. As mudanças são identificadas com facilidade, quando Kesho é comparado com o irmão, bem menor.
- Não tínhamos certeza de que os irmãos se reconheceriam. Mas deu para ver que se reconheceram nos olhos deles, assim que se encontraram - contou Mark Tye, funcionário do zoológico. - Eles ficaram se tocando através da jaula que os separava temporariamente, e não houve sinais de agressão.
Os animais ficaram separados nas jaulas por 24 horas, para que os cuidadores do zoo estudassem as reações, e só depois conseguiram se abraçar.
- Eles estavam muito animados - garantiu Mark. - É bastante incomum ver esse tipo de comportamento infantil em um gorila prateado - disse ele, se referindo a Kesho.
Segundo Mark, os irmãos têm um vínculo muito forte. Mas caso tivessem se estranhado, os dois entrariam em confronto. Provavelmente seriam agressivos um com o outro.
- É ótimo para Alf ter um irmão mais velho para cuidar dele e ensinar. E Kesho parece estar curtindo muito ser o centro das atenções. É muito satisfatório ver isso - afirmou Mark.
Kesho e Alf viverão juntos em uma área nova construída para os gorilas, no Longleat Safari. O investimento para reproduzir o habitat deles custou cerca de R$ 9,5 milhões.
Comentários